JS Blog de Tecnologia

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Adicione o texto do seu título aqui

Os dados estão por toda parte. Nos sistemas dos supermercados, nos prontuários dos hospitais, nas redes sociais, ecommerces, enfim. Há uma infinidade de dados armazenados e sendo gerados o tempo todo. Esses dados precisam ser armazenados em Bancos de dados. Existem bancos de dados corporativos mais robustos como Oracle, SQL server etc. E outros opensource que também são bem robustos e atendem a maioria das demandas do dia a dia das empresas como MySQL e Postgre.

O que é um Banco de dados?

Bancos de dados (ou bases de dados), são conjuntos de dados com uma estrutura regular que organizam a informação em formato de tabelas. Simplificando, um banco de dados relacional é um conjunto de tabelas. Seguem algumas definições comuns:

  • Um conjunto de informações relacionadas entre si, referentes a um mesmo assunto e organizadas de maneira útil, com o propósito de servir de base para que o usuário recupere informações, tire conclusões e tome decisões.
  • (Database) Aplicativos de software cujo objetivo é compilar, organizar e armazenar informações em meio eletrônico de forma estruturada.
  • Genericamente, é qualquer coleção de informações de tal forma que seja possível localizar itens escolhidos. Os bancos de dados tradicionais organizam-se em campos, registros e arquivos.
  • Conjunto de dados, gerenciados por meios informatizados ou não.
  • Conjunto de informações armazenadas e ordenadas para consulta imediata por meio de uma palavra-chave.
  • Conjunto de informações, organizadas e estruturadas, separadas por campos, para armazenamento. Um arquivo composto de registros, com cada um contendo campos juntamente com um conjunto de operações para pesquisa, classificação, recombinação e outras funções.
  • Programa utilizado para armazenar informações e permitir acesso rápido e fácil.

Relacional x Não relacional

Relacional: Organizado em tabelas.

Não relacional: Formato regular de se escrever as informações sequenciais em arquivos. Mais lento.

Ocupam menos espaço e a velocidade de acesso é maior.

Linhas: Registros ou tuplas.

RDBMS

RDBMS significa Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados Relacional.

O RDBMS é a base do SQL e de todos os sistemas de banco de dados modernos, como MS SQL Server, IBM DB2, Oracle, MySQL e Microsoft Access.

Os dados no RDBMS são armazenados em objetos de banco de dados chamados tabelas. Uma tabela é uma coleção de entradas de dados relacionadas e consiste em colunas e linhas. Não é muito diferente de uma tabela do Word ou do Excel.

cli_idcli_nomecli_enderecocli_cidadecli_cepcli_telefone
1Maria SilvaQd. 11, Lt 10Pôr do Sol72870000999876765
2José SouzaRua 3Ocidental72870000999932020
3Michele OliveiraAv. JKBrasília72870000984212345
4Lúcio CostaRua LaranjeirasGama72870000999123090

Cada tabela é dividida em entidades menores chamadas atributos. Os atributos da tabela clientes são cli_id, cli_nome, cli_endereco, cli_cidade, cli_cep, cli_telefone. Um atributo representa uma coluna, entidade vertical, em uma tabela projetada para manter informações específicas sobre todos os registros da tabela.

Um registro, também chamado de linha ou tupla, é cada entrada individual que existe em uma tabela. Por exemplo, existem 4 registros na tabela clientes acima. Um registro é uma entidade horizontal em uma tabela.

SGBD

Sistema Gerenciador de Banco de Dados. Gerencia o acesso ao DB. Útil no acesso simultâneo de muitos usuários, bancos mais complexos. Evitar inconsistência.

É um complemento do Banco de dados. O Conjunto todo forma o Sistema de Banco de dados.

E os No SQL

Há ainda outra classificação, bancos NoSQL. Os NoSQL como MongoDB não possuem a estrutura de tabela, armazenam os mais variados tipos de dados como documentos, audios, videos etc.

Hoje ouvimos falar muito dos termos Big Data, Machine Learning, Datascience. Não é para menos, os dados são a matéria prima de todas essas tecnologias de inteligência. O grande volume de dados disponíveis estão causando uma verdadeira revolução em como fazemos tudo, mas esse é papo pra outro post.

Então é isso, uma introdução breve. Expero que tenha contribuído um pouco.

Obrigado pela leitura e até a próxima. Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *